11 junho 2017

Embaixador madeirense representou a AMC/CGM em Gruyère

09:41


Gruyère, "village" medieval, Gruyère nome de um queijo conhecido mundialmente, Gruyère também é o nome desta Confraria que luta pela pela defesa e a qualidade deste queijo. Foi neste lindo local, mais precisamente no Castelo de Gruyère, berço deste queijo e também desta confraria, que fomos acolhidos para mais um Capítulo. A apenas 20km de onde moro, posso dizer que desta vez joguei em casa, sendo eu também membro desta Confraria. Numa tarde de muito calor os 324 convives foram tomando lugar no espaço que nos foi reservado, acolhidos ao som do Cor Des Alpes, um instrumento muito particular, para assistirmos ao Capítulo e testemunhar as cerca de 50 intronizações dos novos membros desta Confraria. 
Contou ainda, para além da presença da Confraria Gastronómica da Madeira, com a presença de uma outra confraria suíça e um membro da Confraria das Papas de S. Miguel, tendo sido feito o primeiro contacto com a confraria do Gruyère na Madeira, no XVII Capítulo da AMC/CGM, em Abril. 
Depois da parte oficial e cerimonial foi-nos servido como aperitivo uma "fondue" de queijo Gruyère, um prato muito típico desta região que consiste em derreter o queijo com um pouco de vinho e depois de derretido vamos mexendo com um pedacinho de pão na ponta de um garfo.
O banquete começou pelas 19h45 com a atuação do Coro da Confraria para terminar pelas 23h59, como previsto, sem ultrapassar um minuto tal é o rigor por estes lados em terras helvéticas
Foi também para mim um momento oportuno, visto na minha mesa estar presente o Presidente da Federação Suiça das Confrarias Gastronómicas e Baquicas, para falarmos de vários assuntos relacionados com a Federação Internacional das Confrarias Báquicas. Visto o interesse mostrado pela AMC/CGM a ser membro desta Federação (ver notícias alguns meses atrás) e também feito o convite a estarem presentes no XVIII Capítulo, em Abril 2018, na Madeira, mas já com a certeza de nos encontrarmos no dia 21 de Outubro, em Lausanne (Suíça), para o Capítulo da Confraria des Potes au Feu, de onde é membro e que fazem o seu Capítulo todos os dois anos, nos anos ímpares.

Lino de Jesus Dionísio 
Embaixador na Suiça 
AMC/CGM 

Estreito de Câmara de Lobos, 11 de Junho de 2017.






















Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top