06 fevereiro 2017

Presença no Capítulo de "Templerie des Fluere-Truffes et Gouste Foies Gras en Riches Lieux de Touraine"

11:09

A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronomica da Madeira marcou recentemente presença no Capítulo de "Templerie des Fluere-Truffes et Gouste Foies Gras en Riches Lieux de Touraine", que se realizou no dia 4 de Fevereiro, na pequena cidade de Richelieu.

Esta presença da AMC/CGM foi assim descrita pelo nosso confrade Lino de Jesus Dionisio:

"Richelieu é uma pequena cidade de apenas 1.600 habitantes da região Centro - Val de Loire du Departamento Indre-et-Loire. e foi nesta pequena cidade que fomos convidados, assim como as outras 60 confrarias presentes, a participar no Capítulo e em especial à inauguração e abertura da primeira Feira de Trufas nesta localidade, cujo preço era de apenas 900 euros por quilo. Que dizer? Poderia escrever páginas e mais páginas, tanto foi o carinho, a simpatia, o tempo passado a explicar e informar onde fica a Madeira, o porquê da presença tão longínqua da Confraria Gastronómica da Madeira (de realçar que era a única confraria estrangeira entre as 61 confrarias presentes), o interesse pela data do nosso Capítulo, o Vinho Madeira e ainda tendo aproveitado também para informar da proximidade da data do grande Cortejo da Festa da Flor. E muito foi dito. Se estavam 61 confrarias presentes, fui eu convidado a desfilar na cabeça do cortejo pelas ruas desta pequena cidade, o que também ja tem acontecido em outros Capítulos, o que deixa sempre um sabor particular. 
Sabendo que esta Confraria só entroniza um membro por confraria visitante que tenha pelo menos 4 membros com traje, uma vez mais fazendo excepção à regra foi-me oferecida a entronização que aceitei, como sempre que me é proposta, e não sendo esta a primeira vez que acontece, ficando também a promessa de voltar sempre que me seja possível. Foi ainda tempo de reencontrar amigos confrades de outras confrarias que ao longo dos encontros se vão tornando mais amigos e cada vez também é maior o desejo de visitar a Madeira e estar presente. Se não for no próximo Capítulo, em Abril 2017, será certamente num dos próximos anos."



























Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top