12 julho 2016

Presença no Capítulo da Confraria Gastronómica "Les Maitres Gourmands du Queyran"

21:18

"Os madeirenses e os porto-santenses gostam de festa e gostam de usufruir das nossas tradições, da nossa gastronomia, daquilo que é nosso e daquilo que faz com que a Madeira seja única no mundo."
Palavras do Dr. Miguel Albuquerque (Presidente do Governo Regional da Madeira)
A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira participou no passado dia 9 de Julho no Capítulo da confraria gastronómica "Les Maitres Gourmands du Queyran", que se realizou na localidade de Villefranche-du-Queyran, região administrativa da Aquitânia - França.
Esta presença é aqui descrita pelo nosso confrade Lino Dionísio:
"Sábado, dia 9 de Julho de 2016, e depois de muitos quilómetros percorridos chegámos à aldeia de Villefranche-du-Queyran, de apenas duas ou três centenas de habitantes, localizada na região D'Aquitaine no Lot-et-Garonne.
Quase me perdia no campo entre florestas e lindas paisagens de diferentes culturas. Esperavam-nos os membros da confraria "Les Maitres Gourmands du Queyran" e onde nos foi servido um bom e bem recheado pequeno-almoço. 
Sem demora as 50 confrarias presentes dirigiram-se até as portas da Câmara onde o presidente local remeteu simbolicamente as chaves da Aldeia à presidente da Confraria, não sem antes lhe pedir que prometesse fazer um bom uso e deixar tudo limpo e em estado como recebida.
Já em cortejo organizado dirijimo-nos para a praça principal onde decorreu em primeiro lugar a entrega do prémio do Concurso de Poesia 'Les Gargantuades' a razão dos dois gigantes, cujo prémio era o igual do peso de quem ganhou em produtos da região, seguindo a cerimónia oficial, as entronizações e finalmente a fotografia de grupo. 
Passada esta fase foi-nos oferecido um aperitivo pela Câmara e seguiu-se o banquete numa sala de festas. Como é de costume, animada por um trio de acordonistas e que puderam contar também com a simpática colaboração da minha filha e minha sobrinha, que me acompanharam a este capítulo, dando um certo ênfase à animação e onde a participação dos convidados foi de relevo. 
Durante esta parte houve ainda tempo para alguns discursos, quer da parte da Presidente da Confraria que agradeceu a presença das Confrarias que responderam 'presente', com especial relevo à Confraria Gastronómica da Madeira. E também pelo facto de pela primeira vez em 31 capítulos receberem uma confraria estrangeira e, como tal, também eu fui convidado a subir ao palco e proferir algumas palavras sobre a nossa confraria e sobre a nossa região. 
O último discurso coube ao Presidente da Câmara que, mais uma vez, agradeceu a todas as Confrarias, não deixando também de relevar a nossa presença e me deixou o cargo de levar um abraço ao presidente da AMC/CGM, tendo ficado a promessa de um dia visitar a Madeira e dentro do possível estarem presentes num Capítulo da AMC/CGM. 
Já ao fim do dia e já com a noite a cair este Capítulo fechou num lindo momento de festa."
Vídeos:




Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top