28 maio 2016

Artigo de opinião por Gregórius Teimosus: Dia da Gastronomia Portuguesa

11:55

Espaço do Leitor - JM-Madeira:


Realiza-se no próximo dia 29 de Maio a primeira celebração nacional do Dia da Gastronomia Portuguesa que foi aprovado por todos os grupos parlamentares da anterior legislatura (governo PSD-PP/CDS e restante oposição). Nesta deliberação foi aprovada que o último domingo de Maio passaria a ser o “Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa.”
Tendo conhecimento de que a Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira é uma das principais confrarias Portuguesas que mais pugnaram para que fosse possível este dia dedicado à gastronomia nacional portuguesa, organiza no dia 28 de Maio um jantar com gastronomia atlântica (gastronomia madeirense), na Escola de Turismo e Hotelaria da Madeira. Solicito, para que tenhamos um maior número de pessoas, realizem a inscrição para que possam participar neste evento.
Com a declaração que a partir 2016 e no futuro ser o último domingo de Maio dedicado à gastronomia nacional, penso que é necessário e urgente reconhecer que a gastronomia portuguesa não é apenas uma gastronomia mediterrânea, mas igualmente uma gastronomia atlântica e de montanha, como é o caso particular da Região Autónoma da Madeira.
Devemos igualmente interiorizar que nem sempre a comida ou a "receita da tia ou da avó" esteja de acordo com a herança cultural gastronómica e báquica da Região em que habitamos.

Em vez de gastronomia de saudade ou de amor, defendo a gastronomia com memória.

Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top