10 janeiro 2016

Mais de vinte vinhos à prova no Porto Santo

11:07


Vinho produzido por José Lino Rodrigues foi o vencedor do concurso.


Vinte e três produtores de vinho participaram ontem no I Concurso de Vinhos do Porto Santo.
Organizado pela Junta de Freguesia local, o evento “surgiu da vontade de promover um convívio entre os produtores segundo a velha tradição de provarem e dar a provar o vinho uns dos outros”, como referiu, ao DIÁRIO, Dinarte Silva. Para este membro executivo da Junta, o Concurso “possibilitou à população apreciar esses vinhos, ajudou os produtores a divulgarem o seu produto e promover o seu negócio, a sua venda”.
Conhecido pelo seu elevado grau alcoólico, atingindo facilmente os 16 a 17 graus, devido às características do solo e da temperatura na ilha, o vinho do Porto Santo foi o motivo da concentração de dezenas de produtores e muitos anónimos, interessados em provar os melhores vinhos da colheita de 2015. Sujeitos a uma prova cega, em que o júri foi constituído pelos próprios viticultores porto-santenses, para a história fica o nome dos escolhidos entre os seus pares: 3º lugar Ernesto Melim, 2º Manuel C. Rodrigues e em 1º lugar José Lino Rodrigues.
O I Concurso de Vinhos foi também uma oportunidade para discutir os principais problemas que afectam esta cultura. “O problema da água, que se tem resolvido a conta-gotas e, em segundo lugar, a falta de jovens dedicados à agricultura”, resumiu Humberto Oliveira, que considerou o vinho do Porto Santo como um produto de excelência. A necessidade da sua certificação e o apoio de técnicos especializados foram outras lacunas apresentadas.
Satisfeitos com a iniciativa, produtores e apreciadores consideraram já este um primeiro passo, uma ajuda para uma eventual certificação do vinho do Porto Santo.
Fonte: Diário de Notícias da Madeira, 10 Janeiro de 2015.

Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top