13 agosto 2015

Governo prepara marca “Vinho Porto Santo”

13:39

A Secretaria Regional da Agricultura e Pescas está a desenvolver esforços no sentido de criar uma marca “Vinho Porto Santo”. A garantia foi deixada ao JORNAL da MADEIRA por Humberto Vasconcelos.
O governante, que se encontra na ilha Dourada, onde realizará algumas iniciativas, entre elas, um encontro com agricultores, referiu que, neste momento, está a ser recolhido produto para ser analisado no Instituto do Vinho. «A partir de determinados trabalhos realizados pelos técnicos, poderemos conseguir chegar a um produto de marca Vinho Porto Santo. Este é um objetivo que queremos seja cumprido porque é importante termos o nome desta ilha associado ao bom vinho que produz», explica.
Ainda no que se refere aos apoios que estão a ser proporcionados aos agricultores do Porto Santo, o Secretário Regional da Agricultura relembra o patrocínio do protocolo que permite que os agricultores escoem todos os seus produtos para o grupo Pestana. Humberto Vasconcelos diz haver uma dificuldade de resposta por parte dos agricultores, uma vez que a procura é imensa. O secretário mostra-se, por isso, satisfeito com o sucesso deste protocolo, tendo em conta que os agricultores conseguem escoar os seus produtos e os visitantes têm oportunidade de consumir qualidade.
No que toca ao encontro que o secretário regional irá manter com os agricultores do Porto Santo já agendado para o dia 21 e que reunirá cerca de 130 produtores no Campo Experimental do Farrobo - Humberto Vasconcelos destaca a importância do desenvolvimento de trabalhos permanentes no terreno por forma a ajudar aos que se dedicam à atividade.
O titular da pasta da Agricultura realça que há muitos jovens a quererem apostar no setor. Assim, a Secretaria Regional da Agricultura quer, em conjunto com as entidades locais, desenvolver uma série de iniciativas que possam facilitar a adesão de novos agricultores. O secretário regional diz que este encontro na ilha Dourada tem também como objetivo o de tomar conhecimento das preocupações dos agricultores locais para que as medidas a serem tomadas vão ao seu encontro.
Já sobre a doença de New Castle, que atinge pombos no Porto Santo, o secretário diz que havia uma pessoa que estava a dificultar a entrada no espaço. Foi preciso solicitar a intervenção do Ministério Público para que o Executivo madeirense possa ter acesso à exploração. O secretário regional espera que a qualquer momento, sejam libertados os espaços que foram objeto de uma ação de controlo mais apertada. «Estamos à espera das análises. Estou à espera que o laboratório me dê o parecer sobre como está a situação da doença», refere Humberto Vasconcelos.
Sublinhe-se que o problema surgiu com as aves migratórias, as rolas, que passam pelo Porto Santo.
O problema foi identificado na Quinta das Palmeiras. 

Fonte: Jornal da Madeira, 13 de Agosto de 2015. 


Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top