03 junho 2015

Governo anuncia sidraria nos Prazeres

11:21

O Governo Regional vai criar uma fábrica para produção de sidra junto ao Mercado Abastecedor dos Prazeres. A prometida sidraria só deverá ser uma realidade mais para o final da actual Legislatura.   
A revelação foi feita ontem pelo director regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, no Ribeiro Frio, por ocasião da cerimónia de abertura do triplo certame denominado ‘5º Festival da Truta/Rota da Sidra/22º Encontro de Grupos Culturais do Concelho de Santana’, que até ao próximo domingo ocorre em diferentes localidades da freguesia de São Roque do Faial.

Depois de ouvir o lamento do presidente da Casa do Povo local para a inexistência de uma sidraria na Região que permita aos agricultores chegar mais longe, o director com a tutela, Paulo Santos, anunciou que “há um projecto já em curso para criar a sidraria da Madeira”, acrescentando porém que a localização dessa fábrica será nos Prazeres.
Porque a sidra é uma bebida soft drink, pelo baixo teor alcoólico, equiparada à cerveja, admite que no futuro possa ser uma boa alternativa nos arraiais e até vir a ser comercializada engarrafada. 
‘Rodeado’ de turistas que fazem do Ribeiro Frio um dos pontos mais concorridos da ilha, Paulo Santos lembrou que os principais mercados emissores para a Região têm uma grande cultura da sidra, perspectivando que este possa ser também um produto com grande potencial para a Região. Daí a intenção de investir em tecnologia e rentabilizar a produção de pêros de diferentes zonas da ilha, como São Roque do Faial, Santo da Serra, Jardim da Serra e extremo Oeste para “produzir sidras diferenciadas”, sugeriu.
De resto elogiou a iniciativa festiva “que enquadra e espalha a riqueza e diversidade de São Roque do Faial”.
Tal como em anos anteriores, a cerimónia de abertura voltou a realizar-se junto ao Posto Florestal do Ribeiro Frio, ou seja, já em território do Porto da Cruz – ribeiro é a partilha das localidades. 
Indiferente ao pormenor ‘fronteiriço’ que no passado gerou algum azedume, Gonçalo Jardim, da Casa do Povo, diz que faz todo o sentido começar a celebração por aquela ‘porta de entrada’ na freguesia, tendo em conta que o Ribeiro Frio é dos locais mais visitados na Região. Quanto aos produtos em destaque, elogiou as “características únicas” da sidra que ali é produzida e que por ano rende entre 30 a 50 mil litros.
Fonte: Diário de Notícias da Madeira, 3 de Junho de 2015. 



Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top