24 fevereiro 2015

Vinho Madeira rendeu 17,9 milhões de euros em 2014

10:07


O volume de vendas de vinho Madeira em 2014 foi de 17,9 milhões de euros, o valor mais elevado dos últimos dez anos, revelou hoje a presidente do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM), Paula Cabaço.
"Em relação à comercialização de vinho Madeira, felizmente fechámos o ano de 2014 com dados muito positivos, quer em quantidade, quer em valor", disse a responsável em Câmara de Lobos, à margem da apresentação do concurso internacional de vinhos "La Selezione del Sindaco", que este ano se realiza em Portugal, em Oeiras, de 29 a 31 de maio, sob orientação da Associação dos Municípios Produtores de Vinho de Portugal (AMPV).
"É óbvio que nunca estamos satisfeitos, porque temos noção da importância económica do produto [vinho Madeira], da marca, temos noção da sua importância também social e cultural e até turística", salientou Paula Cabaço, sublinhando que o esforço será sempre no sentido de "continuar a trabalhar para promover e divulgar o produto".


O presidente do concurso "La Selezione del Sindaco", Mário Louro, disse, por seu lado, que o vinho Madeira tem "tanta representatividade internacional que não faz sentido nenhum ele não estar num concurso internacional".


Mário Louro explicou também que, face à relação entre a AMPV e as câmaras da Madeira, foi decidido fazer uma apresentação pública do concurso na região no sentido de convidar os produtores a participar.


O presidente da AMPV, José Arruda, lembrou, por outro lado, que, entre os 72 municípios associados, dois dos mais antigos são da Madeira: São Vicente e Câmara de Lobos, sendo este último o maior produtor de vinho Madeira do arquipélago.
"Pretendemos também com o concurso relacionar os vinhos aos territórios, por isso associamos o concurso ao enoturismo. O turismo é de certeza um fator chave para o desenvolvimento das nossas regiões", realçou José Arruda.


O "La Selezione del Sindaco" realiza-se este ano, pela primeira vez, fora de Itália. É um concurso europeu de vinhos que reúne enólogos, técnicos, provadores e jornalistas da especialidade de várias nacionalidades.


Um dos grandes objetivos do certame é o de promover os municípios com vocação vitivinícola.
José Arruda disse que em Oeiras vão estar a concurso cerca de 1.500 vinhos europeus.
Após a exposição pública em Câmara de Lobos, o músico e cantor Carlos Alberto Moniz fez a apresentação ao vivo do seu mais recente trabalho discográfico: "O Vinho dos Poetas".


Fonte: Jornal da Madeira, 24 de Fevereiro 2015

Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top