26 fevereiro 2015

Bruxelas admite rever regulamento da “gata”

09:04



A COMISSÃO EUROPEIA ABRIU ONTEM A POSSIBILIDADE DE REVER O REGULAMENTO QUE INTERDITA A PESCA, AINDA QUE INVOLUNTÁRIA, DO TUBARÃO-GATA EM CÂMARA DE LOBOS. 

O representante da Comissão Europeia, Bernhard Friess, admitiu que, apesar das propostas que levaram à interdição da pesca do tubarão-gata, em Câmara de Lobos, se basearem nos melhores pareceres científicos disponíveis,podem não ser «a solução ideal». 

A posição que abre assim esperança na possibilidade de negociações que levem ao levantamento da interdição decretada desde 1 de Janeiro pela Comissão Europeia, foi tomada numa reunião em Bruxelas, organizada pelo eurodeputado José Inácio Faria, eleito pelo MPT. 

No encontro para discutir a proibição das capturas acessórias do tubarão-gata na pesca de peixe-espada preto na Região e identificar possíveis soluções para minimizar os impactos socioeconómicos negativos dessa interdição, estiveram presentes, além de eurodeputadas madeirenses, Cláudia Monteiro de Aguiar e Liliana Rodrigues, elementos ligados à política marítima da Comissão Europeia, o deputado da ALM, Roberto Vieira e ainda representantes do setor das pescas na Madeira (Coopescamadeira), Luís Calaça Sousa e Cid Paulino. 

Na oportunidade, José Inácio Faria salientou que o problema afeta em particular a Madeira, nomeada- mente as capturas acessórias de tubarão “gata/lixa”, mas que é comum aos Açores e a certas áreas do Continente, em particular Sesimbra, mas também a outras áreas da Europa, incluindo certas regiões da Itália.

Por seu turno, Roberto Vieira, defendeu que os tubarões capturados de forma involuntária aquando da pesca de peixe-espada preto com o tradicional palangre de fundo possam ser aproveitados pelos pescadores e avançou, desde logo, com a eventual possibilidade de se alterar o Regulamento.

Alertou ainda para o impacto negativo que estas medidas têm nas famílias envolvidas na pesca do peixe-espada.

Finalmente, Luis Calaça Sousa lembrou tratar-se de um tipo de pesca que já tem mais de 200 anos na Região e que sempre capturou, duma forma acessória e manifestamente involuntária, alguns tubarões de profundidade. 

Fonte: Jornal da Madeira, 26 de Fevereiro 2015

Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top