10 dezembro 2014

Munus mortem porcus MMXIV

12:58


Caros confrades, não posso começar a análise do ano de 2014 sem reconhecer que o mesmo não correu como pretendia, pois não se realizaram as eleições para os órgãos directivos da Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira como eu pretendia. O "ditador de aldeia", apoiado por algumas confrarias Portuguesas continua a fomentar a divisão do movimento confradico nacional e internacional, não foi criado um organismo confradico internacional que respeite e dignifique os mais elementares princípios confradicos embora fossem dados alguns passos nesse sentido, continuo a defender que é urgente e necessária a reorganização do movimento confradico internacional, pois este tem que deixar de ser propriedade do respectivo ditadorzinho de aldeia.

Ao defender a reorganização do movimento confradico internacional estou ao mesmo tempo a defender que o movimento confradico Espanhol deverá participar activamente nesta renovação.

Um dia destes li numa espécie de analise do ano de um presidente de uma confraria nacional onde o mesmo se queixava da divisão do movimento confradico nacional e igualmente perguntava onde andavam as grandes confrarias Portuguesas. Vou tentar responder, caro amigo. As grandes confrarias são aquelas que não promovem a divisão, as que participam nas Assembleias da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas no caso de serem filiadas na mesma, concordando ou mesmo discordando das propostas apresentadas, aquelas que constantemente optam pela defesa do movimento confradico Português, aquelas que constantemente pela sua actividade afirmam bem alto de que o movimento confradico Português não é um anexo ou pau mandado de ninguém e existe igualmente confrarias que não sendo filiadas na FPCG fazem parte das grandes confrarias. Caro amigo, as grandes confrarias existem e estão em actividade em prol da herança cultural gastronómica e baquica de Portugal e recomenda-se.

Confesso de que estou igualmente descontente com alguns confrades que com a desculpa da crise económica nacional e internacional se esqueceram dos compromissos assumidos no acto da sua entronização.
Confrades, mas nem tudo foi negativo em 2014. Felizmente houve aspectos positivos, várias Federações Nacionais de Confrarias Europeias estão a trabalhar na reorganização do movimento confradico internacional e na criação de um organismo internacional que as represente.

A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira participou num evento confradico na Estónia, no Brasil, onde assinou um Protocolo de Geminação com a Confraria do Vinho de Bento Gonçalves-Rio Grande do Sul, em 12 eventos confradicos realizados em Espanha, num evento em Itália, em 3 eventos confradicos realizados por confrarias Suíças, assinou igualmente um Protocolo de Geminação e Intercâmbio com a Zdruzenje Slovenska Reda Vitezov Vina, na cidade de Portoroz - Eslovénia, num evento em Cabo Verde e participou em aproximadamente 20 eventos confradicos organizados por confrarias Portuguesas e ou pela FPCG e realizou 12 encontros gastronómicos na Região Autónoma da Madeira. Caros confrades embora não tendo a certeza, muito provavelmente a AMC/CGM será um dia também considerada como uma grande confraria Portuguesa.

Caros confrades, a exemplo de anos anteriores, durante o ano de 2014 a Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira fez questão de salientar as caracteristicas atlântica da gastronomia da Região Autónoma da Madeira.

Acerca do diferendo entre o confrade Reis Torgal da confraria Panela ao Lume e posição maioritária tomada pela Assembleia Geral da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas sobre o caso do Sr.Ministro do Governo da República, Dr.Miguel Poiares Maduro, a minha posição e da direção da AMC/CGM é de total apoio à direção do Conselho Directivo da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas e da decisão das confrarias presentes na respectiva Assembleia Geral.

Embora não sendo o objectivo principal das confrarias, o apoio a instituições de solidariedade, a verdade é que existe muitas confrarias Portuguesas que realizam eventos a favor dessas respectivas organizações e igualmente participam activamente no movimento confradico nacional e internacional comprovando assim que é possível participar em simultâneo em actividades de solidariedade e em eventos confradicos
       
No ano de 2014 a Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronómica da Madeira participou em 40 eventos/capítulos organizados por organismos confradicos fora do território do Arquipélago da Madeira/Região Autónoma da Madeira. Quero agradecer aos confrades que contribuíram para que tal este feito fosse possível. Foram os seguintes confrades que estiveram presentes: Alcaides Nóbrega, Ana Ferreira, Alberto Martinez e Esposa, Ivo Caldeira, Duarte Toscano, Sancho Silva, Ilídio França, Lino Dionísio, António Silva, João Vieira, Ivan Repila e Olga Mendes.
    
Feliz Natal e um Bom Ano de 2015. 

Gregório Julião da Silva Freitas,
Dezembro 2014 

Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top