GASTRONOMIA REGIONAL

Espetada da Madeira - Fonte: Perfekte Madeira



A simplicidade gastronómica do Arquipélago da Madeira retrata a alma de um povo simples mas generoso. Ainda assim, existe uma vasta escolha de produtos regionais, de grande qualidade, que permitem a elaboração de um variado menu de especialidades gastronómicas que vão desde a cozinha regional até à cozinha internacional, passando ainda pelo gourmet.

Dada a proximidade com o mar, a maioria dos restaurantes disponibiliza excelentes pratos de marisco e de peixe fresco. Lapas grelhadas, Polvo e Camarão, nas suas variadas formas, Bifes de Atum e Filetes de Espada à Madeirense são apenas alguns exemplos das iguarias locais.
Outro prato irrecusável é a "Espetada" de carne de vaca em espeto de pau-de-louro, acompanhada de Milho Frito e do típico Bolo-do-Caco com manteiga d’alho.

Muito procurados são também o cuscuz de fabrico caseiro, a Sopa de Trigo, o pão caseiro amassado com batata-doce e a Carne de Vinha-d’alhos.

A abundância dos frutos tropicais também presta os seus exóticos paladares à confecção das mais variadas sobremesas. Como exemplos temos a manga, a banana, a pêra abacate, a anona e o maracujá, que poderão ser consumidos em pudins, soufflé, mousses e gelados.

A ilha da Madeira ainda apresenta uma rica doçaria; contudo, o doce mais típico desta ilha é o tradicional "Bolo-de-Mel", considerado como o verdadeiro “ex-libris” da doçaria de Natal, confeccionado com ingredientes ricos, como especiarias variadas, frutos secos e mel de cana-de-açúcar.
Muito afamada é também a queijada madeirense, elaborada a partir de requeijão fresco.
Relativamente às bebidas, os sumos de frutas naturais, como o maracujá, a papaia, a goiaba, a manga, e a célebre "poncha" madeirense, elaborada com aguardente de cana, mel de abelhas e limão, constituem boas opções. Esta última tem algumas alterações até à presente data. Assim, um grande leque de variedades de poncha, a poncha de maracujá, de tangerina, de tomate, de whisky, de absinto, a de morango, de kiwi, entre outras.


As diferentes castas do afamado Vinho Madeira, a saborear como aperitivo ou no final de uma refeição, apresentam-se como escolhas históricas.
Escolhido para celebrar a Independência dos EUA, a 4 de Julho de 1776, elogiado por Shakespeare em algumas das suas peças, admirado por reis, príncipes, generais e exploradores, o Vinho Madeira é, sem sombra de dúvidas, um precioso néctar dos Deuses.
São mais de 30 as castas do Vinho Madeira, sendo as mais nobres o Sercial, Boal, Verdelho e Malvasia.

Venha deliciar-se com as iguarias madeirenses que, concerteza, irão ajudar a tornar a sua estadia inesquecível. Alie o prazer do convívio ao prazer de cheirar e de degustar!


Texto in Turismo da Madeira

http://www.visitmadeira.pt/

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top