23 abril 2018

Aqui é possível viajar para a Madeira do passado

00:31


Era uma época na qual as bordadeiras imperavam nas ruas da Madeira, numa altura em que a fama do Bordado Madeira começava a chegar a todas as partes do mundo, ganhando especial interesse na Inglaterra e na Alemanha.

Sentadas à porta de casa, com agulha, tesoura, linha e dedal nas mãos, estas mulheres bordavam, por entre conversas com a família quase sempre numerosa, ou com os vizinhos que por lá passavam para saber e partilhar as novidades da terra, ou entregar alguns produtos agrícolas.

Pelo ar circulava um cheiro a inhame, cozido em paus de lenha dentro de uma panela de ferro, numa cozinha antiga coberta a colmo. Por entre intervalos corria um jogo de bisca, que podia facilmente exaltar os ânimos.

São tempos passados, mas memórias presentes que ganham vida neste vídeo chamado ‘Ruralidades de Santana’, feito pela ‘Associação Lírios do Norte’ e partilhado na sua página do ‘Facebook’.

Clique aqui para ver o vídeo

Fonte: JM-Madeira

Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top