14 maio 2017

I Festival do Rum Madeira acontece entre os dias 18 e 21 deste mês

22:25


O I Festival do Rum Madeira está previsto para os dias 18 a 21 deste mês, no Largo da Restauração, no Funchal, em frente ao banco de Portugal.
Em nota de divulgação à imprensa, a entidade organizadora, a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através do Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, explica que o evento “contará com a presença de diversos produtores de Rum da Madeira e de outros derivados de Cana Sacarina, e será uma oportunidade única para madeirenses e turistas conhecerem e apreciarem este nobre produto que tem vindo a crescer em termos de quantidade e qualidade nos últimos anos”.
O Festival abrirá todos os dias às 11h00, terminando pelas 20 horas nos dias 18 e 21, e pelas 24 horas nos dias 19 e 20 de Maio.
“Para além da degustação do Rum da Região, haverá uma aposta numa vertente didática e interativa, com a realização de Masterclasses de Rum da Madeira, orientados pelo sommelier Américo Pereira e cocktails com Rum, a cargo da Associação de Barmen da Madeira. Cujos horários serão os seguintes:
18, 19, 20 e 21 de maio, pelas 16h00 – Runs da Madeira;
18 e 21 de maio, pelas 19h00- Cocktails com Runs da Madeira;
19 e 20 de maio, pelas 19h00 – Rum da Madeira e Charutos
A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas explica ainda que haverá uma “‘Rum talk’, programada para as 17 horas, do dia 20 de Maio, que será também um momento único para partilha de experiências e conhecimentos com prescritores internacionais e de renome que se encontram de visita à Região a convite do IVBAM, nomeadamente: Peter Holland, escritor, apresentador, formador e consultor para a Indústria de bebidas Espirituosas e vencedor, em 2011, do Golden Barrel Awards European Rum Blogger of the Year; Thanos Prunarus, fundador e editor da Fine Drinking Magazine e organizador do Athens Rum Fest; Nélson Bernardes, consultor interno de bebidas espirituosas para o grupo Hilton Europa, escreve regularmente para revistas como a Imbibe, Class, The Cocktail Lovers, Drinks Business, Time Out Shanghai, Nobless, Billionaire, entre outras. Atualmente, para além de ser Diretor da revista DrinksDiary, fornece serviços de Consultoria de Bar e Formação para Bartenders na Europa, com destaque para Portugal continental, Açores e Madeira e Thierry Heins, diretor do Concurso Mundial de Bruxelas – Spirits Selection ; criador e coordenador do Asia Wine & Spirit Forum and Competition – The Silk Route. Organiza diversos eventos relacionados com as bebidas espirituosas”.
Na iniciativa, de acordo com a organização, participam: Engenho Novo da Madeira; J. Faria & Filhos; Sociedade dos Engenhos da Calheta e nos masterclasses, a empresa Florentino Izildo de Gouveia Ferreira. “Para além destas empresas, estarão também presentes, com ponto de venda, a Associação de Barmen da Madeira, Madeira Cana Drink e Fábrica de Mel do Ribeiro Seco V. Melim.”
O festival é cofinanciado em 85% por fundos comunitários.
Fonte: Diário de Notícias da Madeira, edição on-line.

Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top