09 abril 2017

Crescimento do sector da cana sacarina depende do escoamento

21:08

Secretário regional da Agricultura e Pescas acredita que exportação será uma mais-valia. Hoje termina a XII Feira Regional dedicada à matéria-prima e seus derivados. 


A XII Feira Regional da Cana-de-Açúcar e seus derivados, iniciativa da Casa do Povo da Ponta de Sol, com o apoio da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, termina hoje depois de dois dias de muita animação e promoção da matéria-prima.
Em declarações hoje, aquando da visita ao evento que decorre ainda por esta hora nos Canhas, o governante Humberto Vasconcelos salientou, no entanto, que a produção deve ser idêntica ao ano anterior, cerca de 10.500 toneladas, referindo uma reunião com o sector “para que o escoamento fosse garantido”, pelo que, “em princípio, não vai haver problemas” nesse aspecto e dentro dessas quantidades.
O governante com a tutela da agricultura acredita que também deve manter-se o preço de 27 cêntimos por quilograma, dos quais 16 cêntimos são pagos através de fundos comunitários (POSEI) e 11 cêntimos pagos pelo sector produtivo, anunciando ainda a antecipação da “linha de crédito para que os empresários consigam fazer os pagamentos em Julho a todos os produtores, quando em 2016 foi em Setembro”. Um ano depois, como é habitual, será pago a parte que compete aos fundos comunitários.
Em conclusão, Humberto Vasconcelos destaca o acompanhamento dos técnicos para a melhoria da qualidade, uma preocupação constante do Governo para que o sector continue a crescer e os empresários possam escoar os seus produtos, além da criação de um selo de qualidade da Poncha com Rum da Madeira, que em breve será introduzido no mercado. A exportação poderá ser um caminho para o crescimento, mas o governante lembra que é preciso reduzir o imposto especial sobre o consumo a nível nacional, trabalho que está a ser feito para alterar a directiva comunitária. 
9 de Abril de 2017

Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top