21 novembro 2016

Presença no Capítulo da "Confrérie Couseniere de Bourgogne"

22:27

"Tudo começou em Junho 2015 quando justamente estivemos presentes num Capítulo da Confraria do Gruyere, na Suíça, que me foi feito o convite. Um convite esse que aceitei e a promessa foi comprida. 
Desde 1960 que esta Confraria Báquica, no meio de uma grande região de vinhos que é a Bourgogne,  se reúne num "caveau" para receber os seus convidados. Este evento decorre sempre no terceiro sábado do mês de Novembro e que coincide também com a venda em hasta pública da mais famosa venda de vinhos, uma venda de caridade des Hospices de Beaune. Esta foi a 156ª edição e levou até à região alguns compradores profissionais e amadores de todo o mundo, sendo também possível ser acompanhada através de alguns meios de comunicação em direto, dirigida pela famosa agência de leilão Christie's. De realçar ainda que no ano passado foram leiloados vinhos num montante de 11,3 milhões de euros (recorde). Notícia: http://www.lefigaro.fr/conjoncture/2016/11/20/20002-20161120ARTFIG00035-les-hospices-de-beaune-l-edition-2016-millesimee-en-10-chiffres.php

Mas continuando no que se refere à "Confrérie Couseniere de Bourgogne", esta foi também a primeira vez que uma confraria estrangeira, a AMC/CGM, esteve presente. Foi para mim um grande momento de prazer, primeiro pessoal, mas também com muito empenho pela Confraria que represento e finalmente também representando as cores da Madeira, que por coincidência também é a cor da faixa de entronização desta confraria. Foi um momento também de muita emoção quando me foi pedido, e uma vez não é costume, que dirigisse algumas palavras à plateia recheada de pessoas célebres da região, quer a nível regional, nacional e internacional, como por exemplo o Presidente da Câmara, alguns deputados da política nacional e o Comandante da Policia Francesa que, pela mesma ocasião, também foi entronizado
Foi uma noite muito animada onde se falou e se provou alguns dos melhores vinhos desta região. O ambiente festivo e animado por um grupo de amigos da confraria levou-nos noite dentro, ficando a promessa do intercâmbio entre as duas confrarias e onde também ofereci uma garrafa de Vinho Madeira. Neste caso uma garrafa de Reserva 5 anos de Bual como já é habitual, sempre que participo pela primeira vez num Capítulo de uma Confraria."

Texto escrito pelo nosso confrade Lino Dionísio que esteve presente neste Capítulo.



















Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top