08 outubro 2016

"Sabores do Mar Português" é o subtema em destaque no Festival Nacional de Gastronomia

12:02

A Academia Madeirense das Carnes/Confraria Gastronomica da Madeira participa no dia 29 de Outubro no Encontro de Confrarias Portuguesas, que se realizará no 36. º Festival Nacional de Gastronomia, a ter lugar na cidade de Santarém.
Estreito de Câmara de Lobos, 8 de Outubro de 2016.
"SABORES DO MAR PORTUGUÊS" É O SUBTEMA EM DESTAQUE NO FESTIVAL NACIONAL DE GASTRONOMIA

Para a 36ª Edição do Festival a organização pretende seguir o bem-sucedido paradigma de 2015 dando continuidade aos projetos iniciados no ano passado. Em primeiro lugar manter o grau qualitativo impar atingido quer ao nível da melhoria das condições de acolhimento e conforto dos visitantes, quer ao nível da diversidade de expositores, quer ao nível dos conteúdos oferecidos ao longo dos 12 dias do Festival.


Realizar a 2ª Edição do Restaurante Lucky 13 onde durante 9 noites se apresentaram os valores para o futuro da nossa gastronomia com a participação de 18 Chefes que proporcionam ao visitante 9 experiências gastronómicas distintas com jantares temáticos exclusivos para um máximo de 50 pessoas e com o desafio de manter a matriz tradicional do Festival podendo fazer a ponte entre o que está a acontecer na gastronomia e na restauração.
Outra aposta da Organização para 2016 é dar continuidade ao trabalho de envolvimento da comunidade de profissionais e futuros profissionais da restauração realizando pelo segundo ano consecutivo o seminário técnico “Artes da Mesa – a Excelência do Serviço”, que em 2015 reuniu mais de 300 participantes entre os quais alunos de Escolas Profissionais do sector de Norte a Sul do País. A Organização pretende ainda dar continuidade ao trabalho de Promoção dos Vinhos Portugueses com o III Salão dos Vinhos, contando com a presença de um elevado número de municípios com diversos produtores e expositores de vinho que numa parceria já de grande êxito com a AMPV, introduzindo no Festival uma componente indissociável da gastronomia, promovendo diversas mostras e provas que evidenciaram a qualidade e diversidade dos vinhos Portugueses de Norte a Sul do País.
Promover a diferenciação do público do Festival, procurando especialmente captar públicos mais jovens, através da inserção de conteúdos que envolvem quer a comunidade dos profissionais quer a comunidade académica com a realização de atividades que abordam temas atuais da Restauração, como é o caso da Conferência “Gastronomia Atlântica vs. Mediterrânica” promovida pela Confraria Gastronómica do Ribatejo, do Congresso “Que Gastronomia para o Futuro de Portugal” e a final do concurso Nacional “Jovem Talento da Gastronomia” ambas ações promovidas pelas Edições do Gosto.
Continuar o processo de renovação das representações da restauração presente no Festival, mantendo os padrões de qualidade atuais, com vista a uma diversificação da oferta que retenha o público fiel ao formato do Festival e atraia novos públicos que ainda não o conhecem.
Inovar na introdução de uma temática geral, que este ano será os "Sabores do Mar Português", que permita explorar diferente conteúdos e abordagens sobre uma mesma tipologia de produto alimentar. Este ano os"Sabores do Mar Português" vai trazer a lume uma enorme multiplicidade de produtos do mar desde o peixe fresco, às conservas, aos mariscos, entre outros mostrando e dando a provar o que melhor nos dá o nosso Atlântico, sempre sem comprometer a diversidade e a abrangência da Gastronomia Portuguesa mantendo a tradicional mostra dos melhores enchidos e queijos, carnes e doçaria tradicional Portuguesa.

Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top