13 maio 2016

Prescritores franceses em visita à Região Demarcada da Madeira para conhecer vinhos

17:09

O Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira acolhe, entre os dias 15 e 18 de Maio, um grupo de cinco prescritores franceses, que se deslocam à Madeira para melhor conhecer esta Região Demarcada e os seus vinhos, únicos no Mundo.
O grupo de franceses é constituído por Pierre Vila Palleja, sommelier, director do Restaurante Petit Sommelier em Paris e provador de vinhos, quer na conceituada revista 'Gault & Millau', quer na prestigiada revista de vinhos francesa, 'Revue du Vin de France'; Jonathan Bauer-Monneret, Melhor Sommelier Jovem de França, em 2009 e Melhor Sommelier de França em 2014, trabalha para o grupo de Restaurantes Spring (actualmente com dois restaurantes em Paris e um terceiro a abrir brevemente, em Nova Iorque, todos sob a direcção do conceituado chef Daniel Rose); Gwilherm de Cerval, sommelier e empresário na área de vinhos para a 'Domaines Maisons et Châteaux'; Christophe Macra, Master of Wine, empresário na área de vinhos (incluindo Vinho Madeira) e provador de Vinhos para a revista 'Gault & Millau'; e Elise Esnouf, sommelier, trabalha no Restaurante de Mathieu Pacaud, 2 estrelas Michelin, em Paris.
Para estas visitas, o IVBAM preparou um roteiro, que se inicia com um masterclass que enquadra a produção do Vinho da Madeira (com especial enfoque no contexto histórico e cultural, terroir, castas usadas, métodos de elaboração, diferentes tipologias, entre outros detalhes) e contempla ainda um circuito de visitas por empresas produtoras e exportadoras de Vinho Madeira, onde estes profissionais tomarão conhecimento das especificidades produtivas de cada empresa e terão a oportunidade de degustar vários tipos de Vinho Madeira.
A degustação de produtos típicos da Região em harmonia com o Vinho Madeira e os Vinhos Tranquilos Madeirenses merecerá especial atenção nas refeições, que serão concebidas especialmente para esse efeito.
Este tipo de acções reveste-se assim de grande importância e eficácia, pois irá permitir a estes profissionais aprofundarem os seus conhecimentos sobre o Vinho Madeira, criando um impacto e uma empatia largamente superior que certamente acabará por gerar resultados no país de origem.
De referir que em termos de exportação de Vinho Madeira, a França ocupa o 1ºlugar da tabela, traduzindo-se em 2015 num valor liquido de 3.882.554,77 euros.
A realização destas acções enquadra-se no Plano Promocional do Vinho Madeira, cofinanciado no âmbito do Intervir+ a 85%.

Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top