08 maio 2016

Poncha explica aumento da procura do limão

10:51

570 produtores deste citrino marcam presença na XV Exposição Regional do Limão.


A XV Exposição Regional do Limão arrancou ontem na freguesia da Ilha, norte da Madeira, com mais de 570 produtores deste citrino, numa altura em que a procura interna pelo fruto produzido no arquipélago aumentou e a importação tem vindo a baixar, situando-se nas 326 toneladas.
A procura crescente por limão produzido na Madeira está, também, relacionada com a crescente disseminação da poncha, uma bebida tradicional cujas versões mais autênticas - a poncha regional e a poncha à pescador - são feitas com o sumo daquele fruto.
“Nesta edição, estão inscritos 400 expositores oriundos da freguesia, do concelho e também de outras regiões da Madeira”, disse à agência Lusa António Trindade, presidente da Casa do Povo da Ilha, responsável pela organização do certame, que decorre este fim-de-semana. 
A superfície dedicada ao limoeiro nesta localidade do município de Santana é de cerca de 21 hectares e envolve 60 a 65 citricultores, sendo que o maior dispõe de 6.000 árvores.  A freguesia da Ilha, uma das mais pequenas e remotas da Madeira, com apenas 254 habitantes, é a que reúne as melhores condições climáticas para a produção de limão. Em termos regionais, no entanto, existem 720 produtores, ocupando uma área de cerca de 81 hectares, com uma produção anual aproximada de 1.242 toneladas. 
“A Exposição do Limão é uma feliz iniciativa e veio reconhecer o trabalho dos agricultores”, disse António Trindade, sublinhando que o evento serviu para “despertar a freguesia e abrir novos caminhos ao nível da agricultura”, motivando cada vez mais o interesse dos jovens pelo sector.
Segundo a Direcção Regional da Agricultura, no período entre 2000 e 2015, o valor pago à produção registou um acréscimo de 16%, passando de 919 mil euros para um milhão de euros.  “Este aumento deveu-se essencialmente ao facto de os pomares renovados e reestruturados estarem a produzir frutos de melhor calibre e qualidade”, esclarece a direcção regional, realçando que forneceu aos agricultores, nos últimos quatro anos, mais de 6.800 plantas de limoeiro de qualidade.

(Fonte: Diário de Notícias da Madeira, edição Impressa de 8 de Maio de 2016.)

Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top