25 abril 2016

Três madeirenses entronizados na Confraria das Carnes

22:33

Nini, Lopes da Fonseca e José Gonçalves são agora confrades de honra.



A decoradora Nini Andrade da Silva, o presidente do CDS-Madeira, Manuel Lopes da Fonseca, e o madeirense José António Gonçalves, residente em Bruxelas, foram ontem entronizados na Academia Madeirense das Carnes/ Confraria Gastronómica da Madeira, num evento que decorreu no Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira.
Nesta cerimónia que contou com cerca de 200 pessoas de várias partes do mundo, nomeadamente Portugal, Espanha, França, Bélgica, Eslováquia e Áustria, os novos membros receberam o título de confrades de honra.
Apesar de admitir que “muito já foi feito” nestes 16 anos, Alcides Nóbrega, presidente da confraria, acredita que um Museu do Vinho, da Vinha e da Carne e um Museu dos Pescadores são alguns dos espaços que poderão ser criados para aumentar a oferta na Região. “Em termos internos temos de ter uma oferta maior, de forma a que as pessoas quando cá venham vejam algo que represente a gastronomia”, afirmou.
Além disso, pretende que a Região volte à produção do álcool  e aposte também nas conservas “porque pode ser um nicho de mercado para criar mais postos de trabalho”. “Temos belíssimo atum, cavalas, lapas e espada e isto pode enriquecer mais o nosso património”, acredita o presidente desta confraria, que neste momento conta com 70 confrades.
Já Humberto Vasconcelos, secretário regional da Agricultura e Pescas, prometeu, em nome do Governo, apoiar esta confraria, admitindo que considera importante construir novos lugares de divulgação da cultura madeirense.
O secretário disse ainda que  o IBVAM “é um espaço de excelência para se construir o Museu do Vinho” e que Câmara de Lobos, um dos sítios em que se produz mais vinho, também tem de ter o seu espaço. “Sem os nossos agricultores e sem a nossa agricultura não teríamos tão boa gastronomia da madeira”, concluiu.

(Fonte: Diário de Notícias da Madeira, edição impressa de 25 de Abril de 2016)


Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top