21 janeiro 2013

IV Capítulo da Confraria do Bucho Raiano

21:40

IV CAPÍTULO DA CONFRARIA DO BUCHO RAIANO (SABUGAL)

No sábado de Carnaval, 9 de Fevereiro de 2013, vai realizar-se junto à nascente do Rio Côa, na freguesia dos Fóios, no concelho do Sabugal, o IV Capítulo da Confraria do Bucho Raiano. A cerimónia contará com a presença de Albino Lopes, professor catedrático e coordenador da Unidade de Gestão no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), natural de Vale de Espinho, que proferirá a Oração de Sapiência, onde falará na gastronomia tradicional da região.

As confreiras e confrades das confrarias gastronómicas convidadas vão concentrar-se a partir das 11:00 horas no Largo do Centro Cívico Nascente do Côa, nos Fóios, onde decorrerá uma recepção de boas-vindas.
O IV Capítulo (que será precedido de uma assembleia geral interna apenas para confrades do bucho) está marcado para as 11:30 horas no auditório do Centro Cívico e terá início com um momento musical a cargo do Grupo de Concertinas do Safurdão. A benção das insígnias dos novos confrades será feita pelo Padre Américo. O grão-mestre convidará de seguida os novos confrades a fazer o juramento da confraria e a Chancelaria dará conta da homenagem a duas personalidades sabugalenses pelo seu papel na sociedade portuguesa e em prol da gastronomia da região.
Após a cerimónia os elementos das confrarias presentes efectuarão um desfile pelas ruas dos Fóios em direcção ao Pavilhão Multiusos onde será servido o almoço do bucho acompanhado por vinho «doispontocinco» pelo Restaurante TrutalCôa Sabugal.
Às 16:00 horas será tempo de magusto com 40 kgs de castanhas e 20 lts de jeropiga no assador gigante da Junta de Freguesia dos Fóios.

A tradição
Após a matança do porco cortam-se para um barranhão pedaços de carne, que ficam em vinha-d'alhos durante três dias. Enchem-se depois os buchos, que são colocados no fumeiro.
O bucho come-se em família ou numa roda de amigos. Respeitando o receituário antigo, deve ser cozido durante três horas numa panela de ferro, em lume brando, envolto num pano de linho. Vai à mesa com grelos de nabo e batata cozida, acompanhado por um bom vinho tinto da região.
Dar a conhecer o bucho e a demais gastronomia da região é o grande objectivo da Confraria do Bucho Raiano.

As inscrições para o almoço do bucho (20 euros) são abertas a todos os interessados e poderão ser feitas até ao dia 6 de Fevereiro,
As dúvidas podem ser tiradas nos telemóveis: 966 823 786 ou 925 11 33 11.

Recordamos que não será possível participar no almoço se não for feita (e confirmada pela Confraria) a inscrição pelo email indicado.

No fim-de-semana do Carnaval visite a Serra da Estrela e participe no Capítulo da Confraria do Bucho Raiano no Sabugal.

GPS FÓIOS: 40° 17' 12" N 06° 53' 33" O

--
Gregório Freitas

****************************************************************************************************
XIII Capitulo da Confraria Gastronómica da Madeira / Academia Madeirense das Carnes
++++++++++++++++++++++  26 a 28 de Abril de 2013 ++++++++++++++++++++++
****************************************************************************************************
###################### http://amc-cgm.blogspot.com ######################

Escrito por

A Academia Madeirense das Carnes - Confraria Gastronómica da Madeira é uma associação sem fins lucrativos, que promove e defende a Gastronomia Regional Madeirense e todo o seu partimónio cultura.

0 comentários:

 

© 2013 Confraria Enogastronómica da Madeira. All rights resevered. Designed by Templateism

Back To Top